Dicas/Curiosidades-II

O batido que recarrega baterias

Picture
O melhor momento para ingerir algum alimento, para recuperar do exercício físico, é ao seguir ao mesmo. É o momento em que o corpo está mais carenciado e melhor assimila. Mas não exageres, com algum alimento mais pesado. Nestas ocasiões o melhor é mesmo um batido, como o que te sugerimos, rico em antioxidantes, com carbohidratos para recuperar as tuas reservas de glucógeneo e proteínas que reparam os músculos.

  • Meio copo de sumo tutti-frutti
  • Sumo de uma laranja
  • Um iogurte natural
  • Duas colheres de mel
  • Três ou quatro morangos ou 50gr de frutas do bosque
  • 1 colher de batido de proteína em pó
Só terás de colocar todos os ingredientes na máquina de batidos e depois é só beber…


Banana contra a gripe

Picture
Estamos habituados e utilizar os cítricos como defesa contra vírus e infecções, mas uma banana também pode ser uma óptima escolha uma vez que uma peça desta fruta contém quase um terço da quantidade de vitamina C diária necessária para manteres o teu sistema imunitário em forma.

Além de ser uma barrita energética natural, a banana conta na sua composição com vitaminas E, B, C e A juntamente com oligoelementos como o zinco e o selénio, que ajudam a optimizar as tuas defesas.


Maçãs

Picture
Além do valor inequívoco apresentado nas tabelas nutricionais, a maçã tem uma particular riqueza em compostos de elevada actividade biológica e com potenciais benefícios para a saúde. Trata-se do fruto com a segunda melhor actividade antioxidante e o líder no teor de compostos fenólicos na sua forma livre, uma vantagem para se tornarem mais biodisponíveis na corrente sanguínea. Estes fitonutrientes parecem estar associados à prevenção da doença cardiovascular, vários tipos de cancro e à diabetes. Destaca-se a riqueza da maçã em quercetina, catequinas (como o chá verde), procianidinas e antocianinas sobretudo nas variedades de cor mais escura, flavonóides, triterpanóides na casca e ácido clorogénico. Estes constituintes parecem exercer, além da actividade antioxidante, uma série de acções protectoras, tais como:




- Antimutagenicidade;

- Regulam o metabolismo de vários carcinogénios;

- Acção anti-inflamatória;

- Acção antiproliferativa e induzem a apoptose das células alteradas;

- Parecem também prevenir alterações do material genético e a corrupção do DNA;

- Acção estimulante do sistema imune.



Frio ou calor acaba? com as tuas dores

Picture

Para as lesões agudas, especialmente durante as primeiras 72 horas, está indicado o frio devido ao seu efeito de redução da inflamação, para os hematomas, e, em suma, a dor. Entorses e contusões são os casos mais típicos.

A terapia fria é conveniente quando nos estamos a recuperar de uma lesão e retomamos os treinos. O calor é indicado 72 horas depois de teres feito a lesão ou em caso de contracturas, lesões musculares ou de tipo crónico. A terapia com calor relaxa a zona onde se aplica, reduz o calor e favorece a reabsorção dos hematomas.


Hidrata-te

Picture
É cada vez mais comum ouvir-se dizer: “Não gosto de água”! Na amostra do estudo do Instituto de Hidratação e Saúde (IHS), 18% dos entrevistados não são contrários a essa afirmação, verificando-se nesses casos um aporte hídrico significativamente inferior (1,44 litros por dia) ao das restantes pessoas (1,62 litros por dia). Todavia, existem alternativas que ajudam a reforçar o consumo de líquidos e assim aumentar o aporte hídrico. Segue estas dicas!

- Os sumos e os néctares de fruta também podem ser uma opção com a vantagem de aumentarem o aporte vitaminas e minerais;

- Experimenta água aromatizada com limão, canela… Existe uma variedade de sabores que te podem agradar, servindo de desculpa para beber mais um copo;

- Aposta em chás, tisanas e infusões de tília, camomila, erva-cidreira. Além de contribuírem para o aporte hídrico, confortam em dias frios;

- Outra hipótese são os leites, leites fermentados e os iogurtes. Destes, prefire os magros ou meio-gordos;

- Existem refrigerantes com e sem açúcar, com mais ou menos teor de sumo, com e sem gás. A diversidade de refrigerantes à disposição permite uma escolha de acordo com as necessidades e preferências;

- Come sopa, de preferência de hortaliças e legumes. Pouco calórica, a sopa funciona como um cocktail de vitaminas, minerais e fibras que sacia e hidrata;

- A fruta natural contém uma boa percentagem de água. As mais ricas são: as ameixas, a laranja, a melancia, o melão, a meloa, os morangos e a papaia.


Truques que servem para emagrecer e não  recuperar

Picture
1. Escolhe os hidratos de carbono de baixo índice glicémico, ricos em fibra.

2. Não elimines nenhum grupo principal de alimentos como: verduras, frutas, carnes, peixe, ovos, frutos secos, leite, legumes e cereais.

3. Faz no mínimo 5 refeições por dia.

4. Pesa-te todas as semanas.

5. Permite-te um pequeno capricho quando treinares o suficiente para queimar as suas calorias.

6. Toma sempre o pequeno-almoço. Começa o dia com uma refeiçãoque inclua proteínas, hidratos e gorduras saudáveis.

7. Elimina a roupa que te vai ficando larga ou adapta-a para que não fique folgada.

8. Faz exercício todos os dias, no mínimo uma hora de actividade.

9. Se recuperares um quilo, elimina-o em menos de uma semana com exercício e dieta.

10. Muda os teus maus hábitos e desfruta de uma vida saudável. Vive de modo a não regressares aos maus hábitos.


Bibliografia

Informação retirada do site: www.sportlife.com